sábado, 25 de julio de 2015

MANCHETE - 16 de Noviembre de 1963 - Brasil


SEM TER A PUBLICIDADE DE UMA BARDOT OU DE UMA LOREN, ELA É UM FENÔMENO DE POPULARIDADE NOS PAÍSES MEDITERRÁNEOS E NA AMÉRICA LATINA, PRODUZINDO MILHOES DE DÓLARES PARA OS COFRES DA ESPANHA, CUJO CINEMA SOUBE APROVEITAR-LHE O TALENTO DE CANTORA E ATRIZ
SARITA
em ritmo de samba

A estrêla de "La Violetera" vai filma no Rio uma história de carnaval.

Sarita Montiel volta ao Brasil para filmar. Já estivera aquí antes, quando a Vera Cruz, em crise, comecava a ser alugada a companhias estrangeiras que queriam realizar co-producoes no Brasil. Ainda mal conhecida, ela seria uma das figuras que integrariam o elenco de O Americano, ao lado de Glenn Ford. No Rio e em Sao Paulo, Sarita passou quase despercebida. Fêz, contudo, um esofôrco para ser notada, cantando no rádio as cancoes espanholas, de que era exímia intérprete. De súbito, a companhia que filmava O Americano alterou os seus planos: nao iria mais a Mato Grosso, como tinha planejado, nem continuaría a filmar em Sao Paulo. Técnicas e artistas partiram, repentinamente, para Hollywood. E Sarita também. Desde entao, o seu nome cresceu de maneira extraordinária. Nao através do cinema norte-americano, mas através do espanhol. Paradoxalmente, essa mulher de rara beleza e de voz agradável nao cnquistou o éxito pela mao de seu próprio marido, o diretor Anthony Mann, que a dirigía, ao lado de Mário Lanza, no filme Serenata, recebido com grandes reservas pela crítica. Foi um obscuro diretor argentino, que deixara Buenos Aires por incompatibilidades com o peronismo, quem a colocau no caminho da glória e da fortuna. Luís César Amadori, depois de ter realizado Deus Ihe Pague, com que conquistou um premio em Veneza e o mercado europeu, fixou-se em Madri e se tornou especialista em filmes coloridos, com Sarita como protagonista. Tais filmes, para a crítica sofisticada, sempre em busca de películas com mensagens transcendentes, talvez pouco valham. Mas alcancam, em tôda parte, um éxito espetacular, prolongando-se por meses e meses nos cartazes. Foi o que aconteceu com La Violetera, Carmem de Ronda, Meu Último Tango, Pecado de Amor e mais recentemente, com Rainha do Chantecler.

Separada de Anthony Mann, que a dirigiu no filme Serenata, ela vai casar de nôvo no México
GALAS célebres, como Raf Vallone, o intérprete magistral de Panorama Visto da Ponte e Fedra, nao desdenharam de aparecer em filmes espanhóis, ao lado de Sarita Montiel. Antes de seus éxitos na Espanha, ela permanecera algum tempo no México, para onde fôra usando ainda o nome de batismo –Maria Antônia Abad. Depois de aparecer em pequenos papéis em producoes mexicanas, acabou indo para Hollywood. Aí, além de desastroso filme com o tenor Mário Lanza, e de O Americano, apareceu, ainda, em Vera Cruz, ao lado de Gary Cooper e de Burt Lancaster. Compreendeu, porém, que só lhe queriam dar papéis de segunda e terceira orden, nos quais se limitaría a aparecer como um tipo latino, ou mestico, de mulher da frontera. Sarita casarase com o director de Serenata e, quando êste foi dirigir uma co-producao na Espanha, ela teve inesperado convite para aí filmar uma história española, em película colorida. Algumas semanas depois, era uma celebridade. Antes, era apenas a esposa de Anthony Mann. Mais tarde, Anthony Mann é que passou a ser apenas o marido de Sarita Montiel.



Quatro interpretacoes de Sarita: em Vera Cruz; em Carmen de Ronda; em Meu Último Tango e em A Violeteira.

Porque o divórcio de sarita se tornou inevitável.
COM mais de cinqüenta anos de idade, o cineasta inglês era uma espécie de marido-pai. Tal diferencia de idade se acentuaría ainda mais em face dos éxitos de Sarita, convertida em campea de bilheteria, a ponto de nao raro fazer sombra às grandes estrêlas de Hollywood, de Paris e de Roma, cujos filmes sumiam do cartaz enquanto os dela continuavam, por semanas ou meses, a atraer multidoes. Um conflito nao tardou a se establecer entre o casal. Anthony Mann quería dirigir filmes de Sarita. Mas o productor espanhol Benito Perojo, que os financiava e que, gracas a ela, está hoje bilionário, opôs seu veto formal. Nada disso: os diretores seriam escolhidos de común acôrdo, por êle e Sarita, assim como as histórias a serem filmadas. Anthony Mann esbravejou, mas sossegou um pouco quando encontrou trabalho com as companhias norte-americanas na Inglaterra e na Espanha. Criou-se, porém uma insuportável tensao entre êle e a esposa. E essa tensao teve o seu desfecho com o divórcio recenté.
Sarita volta ao Brasil, solteira. Isso nao quer dizer que ela nao tenha um nôvo interêsse sentimental. Vai casar-se, novamente. Só que desta vez nao será com un diretor ou ator de cinema, mas com um grande insdustrial mexicano.
A estrêla española declara que nao lamenta o tempo que passou no México e em Hollywood, pois que muito pôde aprender, entao. Principalmente, foram grandes as licoes de humildade. E mais do que nunca se convenceu de que um bom filme nao é senao o resultado de um perfeito trabalho de equipe.


Seu verdadeiro nome é Maria Anônia Abad, e nasce una terra da famosa Dulcinéia Del Toboso
MAS acredita que o cinema norte-americano está-se prejudicando por duas coisas: a primeira, que é a de se restringir quase sempre aos asuntos de gôsto norte-americano, encarados sob um ponto de vista, muito particular, da moral puritana, e a segunda, que consiste em desvirtuar a realidade, para forcar os inevitáveis happy ends de suas producoes. Com isso, tendem naturalmente à repeticao de temas, desprezando aspectos que podem interesar às platéias de outras nacionalidades.
-A história de uma cantora de cancoes populares, ou de uma bailarina de cabaré, apaixonada por um toureiro, por exemplo, é o a un produtor norte-americano, êle dirá: “Nao vale a pena fazer isso. Já foi feito, em Carmem, que é um clásico, e em Carmen Jones, que é a modernizacao dêsse clásico”. Nao adianta dizer-lhes que há sempre ángulos novos, modernos, diferentes. A resposta será: “Nao há ángulos novos: temos que esperar dez anos, até podernos filmar Carmen de nôvo…” Entretanto, provamos que tal história poderia ser apresentada sob outros pontos de vista interesando a milhoes de pessoas. Interessando e comovendo…
Dessde entao Sarita Montiel tem sido tentada por varios produtores a voltar a Hollywood, mas tem resistido com a amior energía. Ela nao via necessidade de sair de Madri, onde pode trabalhar à vontade, em meio de sua própria gente, para submeter-se a normas rivais, que eram Carmen Sevilla e Paquita Rico. Ela ainda relembra, divertida, a maneira estranha pela qual foi descoberta para o cinema, quando nunca havia pensado em se colocar diante de uma cámara cinematográfica. Era, ainda, uma garôta, uma menina-moca, coma quela resplandecente beleza das filhas de Mancha, terra de Dom Quixote e de Sancho Panca, mas terra também da belíssima Dulcinéia del Toboso e de algumas das mulheres mais lindas da Espanha. Tomava parte numa procissao, coma r contrito, sob a sua mantilha negra. De repente, no meio da multidao, un homen desconhecido puxou-lhe o braco. Teve vontade de gritar. E teria gritado se nao fôsse o temor de faltar com o respeito ao ato religioso.
-Nao tenha mêdo –disse-lhe o homem.- Preciso falar-lhe com urgencia. Sua beleza impressionou-me. Quero dar-lhe uma oportunidade no cinema. Procure-me amanha, com seus país… Guarde o meu cartao!




Recibida no galeao pelos academicos do salgueiro, ela ganhou orquideas, deu autógrafos e mostrou que ja sabe sambar.




Como se decidiu o seu destino artístico, aos 13 años de idade.
O homem se foi. Aquêle cartao dizia simplesmente: “Fernando Antunes –Agente de Artistas. Cinema. Rádio. Concertos.” No dia seguinte, Sarita lá estaba acompanhada por alguns de seus familiares. Mostrava-se tímida e assustada. O agente lhe disse que nao tivesse mêdo. Se soubesse cantar ou recitar, que o fizesse. Sarita cantou. E, aprendera poucos días antes para uma festa de seu colégio. Em seguida, foi realizado o teste cinematográfico, com éxito completo. A jovem desconhecida da procissao ia iniciar, da forma mais imprevista possível, una carreira cinematográfica como poucas. Hoje está milionária, mas nao se esquece nunca de que tudo debe àquele audacioso Fernando Antunes, que nao hesitou em abordá-la, quando ainda tinha 13 años…
Sarita Montiel teria uma publicidade internacional semelhante à das mais famosas estrêlas de Hollywood, sobretudo na imprensa latino-americana, se nao fôsse uma mulher discreta e retraída. Em vez de procurar colocar-se em foco, como tantas, ela prefere o mínimo de ruído em tôrno a sua pessoa. Prefere que se fale, nao dela, mas de seus filmes, um dos quais, em apenas um ano de exibicao na Espanha e na América Latina, produziu nada menos de cem milhoes de dólares de receita. No Brasil, ela vai interpretar o papel central de un filme, que se chamará, provávemente Samba, cuja acao se desenrola en pleno carnaval carioca.

Para apresentar no Rio e Sao Paulo as suas cancoes, Sarita Montiel trouxe doze malas de vestidos parisienses
A chegada de Sarita Montiel ao Rio movimentou o aeroporto do Galeao, onde uma embaixada de passistas de escola Acadêmicos do Salgueiro a aguardava. Êles vao colaborar no filme Samba, em que a estrêla española fará o papel de cabrocha escolhida para representar, no desfile, o papel de Chica da Silva. A história do filme, de caráter melodramático, foi escrita para aproveitar êsse episódio sensacional dos festejos carnavalescos desde ano. O gala, que será o ator francés Marc Michel, o diretor, Rafael Gil, e o chefe de producao, fotógrafo, cabeleireiro, cenógrafo e outros técnicos, contratados pelas Producoes Cesaro González vieram da Espanha com Sarita. Ela trouxe, como bagagem, doze grandes malas, contendo modelos de Christian Dior, Balenciaga e outros costureiros parisienses, que usará em suas aprensentacoes pessoais, em teatros e cinemas de Sao Paulo e do Rio. A filmagem de Samba, cujo elenco será completado por artistas brasileiros, terá início no dia dezessete. A tomada de exteriores será feita em Petrópilis, Rio, S. Paulo, Salvador e Brasília.


REPORTAGEM DE ALBERTO SILVEIRA


EL RECORTE CCXXXIV
En 1964 se estrenaba "Samba", la película más cara del cine español hasta ese momento. Mientras tanto, Sara Montiel planeaba su boda con José Vicente Ramírez Olaya y abordaba indiscretas preguntas como las de esta entrevista de la revista Fotogramas, en 1964 también.

LLUVIA DE PREGUNTAS SOBRE
SARA MONTIEL
María Antonia Abad, Sara Montiel, es una mujer desconocida, como ocurre con todas las auténticas figuras del cine desdibujadas por la publicidad, por las críticas y por la imaginación de las masas. En la presente entrevista se demuestra, no obstante, que se trata de una mujer prudente, equilibrada y que domina el arte de contestar al periodista.


Antonia, Alejandra, Vicenta, Isidora, Elpidia Abad Fernández, nació en Campo de Criptana el 10 de marzo de 1928. Mide 1,67 y pesa 58 kilos. En 1956 contrajo matrimonio con Anthony Mann. Debutó en la pantalla en “Te quiero para mí”, 1944, con Antonio Casal. Después ha interpretado: “Empezó en boda”, 1944, con Fernando Fernán-Gómez; “Bambú”, 1945, con Luís Peña; “Se le fue el novio”, 1945, con Fernando Fernán-Gómez; “El misterioso viajero de clipper”, 1945, con Emilio Ruíz; “Por el gran premio”, 1946, con Manolo Morán; “Mariona Rebull”, 1947, con José Seoane; “Alhucemas”, 1947, con Julio Peña; “Don Quijote de la Mancha”, 1947, con Rafael Rivelles; “Confidencia”, 1947, con Julio Peña; “Vidas confusas”, 1947, con Enrique Guitart; “Locura de amor”, 1948, con Jorge Mistral; “La mies es mucha”, 1948, con Fernando Fernán-Gómez; “Pequeñeces”, 1949, con Jorge Mistral; “El Capitán Veneno”; 1950, con Fernando Fernán-Gómez; “Tha Man fron Tangiers”, 1950, con Nils Asther; “Cárcel de mujeres”, 1951, con Tito Junco; “El fuerte”, 1952, con Ángel Garasa; “Soy gallo dondequiera”, 1952, con Joaquín Cordero; “Piel Canela”, 1953, con Manolo Fábregas; “Porque ya no me quieres”, 1953, con Raúl Martínez; “Se solicitan modelos”, 1954, con Raúl Martínez; “Frente al pecado”, 1954, con Alberto González; “No creo en los hombres”, 1954, con Roberto Cañedo; “Viene Martín Corona”, 1954, con Pedro Infante; “Veracruz”, 1954, con Gary Cooper; “Dos pasiones y un amor”, 1955, con Mario Lanza; “Yuma”, 1957, con Rod Steiger; “El último cuplé”, con Armando Calvo; “La violetera”, 1958, con Raf Vallone; “Carmen la de Ronda”, 1959, con Jorge Mistral; “Mi último tango”, 1960, con Maurice Ronet; “Pecado de amor”, 1961, con Reginald Kernan; “La bella Lola”, 1962, con Antonio Cifariello; “La reina del Chantecler”, 1962, con Alberto de Mendoza; “Noches de Casablanca”, 1963, con Maurice Ronet y “Samba”, 1964.
1.¿Cuál es tu defecto más acusado?
-El pesimismo.
2.¿Cuál, su virtud?
-Mi deseo de trabajara?
3.¿Siente envidia de las amas de casa con familia numerosa?
-Muchísima. Adoro los críos. Este es el verdadero destino de la mujer en este mundo.
4.¿Su familia la denomina de alguna manera especial?
-No; me llama simplemente Antonia.
5.¿Es usted supersticiosa?
-Lo normal.
6.¿Mal pensada?
-Las mujeres solemos serlo.
7.¿Rencorosa?
-¿Qué piensan los demás de esta pregunta?
8.¿Qué personalidad mundial le impresiona?
-Ernst Hemingway. Le conocí en La Habana en el año 1958. Era un gran hombre por encima de sus virtudes –que ya es- de escritor y novelista.
9.¿Es aficionada a algún deporte en particular?
-Me gusta montar en moto.
10.¿Cuál es su torero favorito?
-Luís Miguel Dominguín.
11.¿Qué tipo de muebles prefiere?
-Me encantan las mesas.
12.¿Cuánto suele gastar, por lo general, en vestirse durante un año?
-Las mujeres solemos ser lo suficientemente inconscientes o femeninas para que no nos guste responder en estos casos.
13.¿Guarda usted especial preferencia por algún modista de aquí o de fuera?
-Epañol, Rodríguez. Italiano, Schubert. Francés, Dior.
14.¿Color favorito?
-Verde.
15.¿Perfume?
-Una buena pastilla de jabón.
16.¿Cuál es su violín de Ingres?
-Intento pintar.
17.De todas sus joyas, ¿cuál es su pieza más apreciada?
-Una pequeña sortija. Me la regaló mi madre.
18.¿Le gustan los animales?
-Muchísimo, los perros.
19.¿Cuántos visones tiene?
-Tres.
20.¿Existe algo que no tenga y deseara en este momento?
-Soy muy feliz con lo que tengo.
21.¿Guarda algún régimen especial?
-Sí. Y durísimo.
22.¿Le gusta cocinar?
-No. Y además, lo hago muy mal.
23.¿Cuántos pitillos y de qué marca fuma diariamente?
-Dejé de fumar hace más de tres años.
24.De no ser actriz, ¿qué le hubiese gustado llegar a ser?
-Actriz.
25.¿Qué época le gustaría haber vivido?
-La romántica. Allá por 1830. Cuando Larra estaba en su apogeo.
26.¿Personaje histórico preferido?
-Siento profundo respeto por la figura de Teresa de Jesús.
27.Aparte su ciudad natal, ¿qué población española le gusta más?
-Me gusta Madrid. Y no puedo olvidar que en Barcelona viví las horas más decisivas de mi carrera: las del rodaje de “El último cuplé”.
28.¿Cuánto tiempo le lleva una canción en prepararla y grabarla?
-Como término medio, alrededor de quince días.
29.¿Cuál de ellas se  le “atragantó” más?
-“Clavelitos”.
30.Aunque sea de oídas, ¿sabe tocar el piano?
-No, desgraciadamente.
31.Si tuviese que elegir entre el amor y su carrera, ¿por cuál de ellos se decidiría?
-No pretendo salirme por la tangente, pero ambas cosas las considero compatibles con un poco de esfuerzo y buena voluntad.
32.¿Quién le hizo su mejor crítica?
-La mejor, la más decisiva, el público.
33.¿Quién la peor?
-Una compañera que dijo que tenía voz de sereno.
34.¿Le gustaría filmar de nuevo en Hollywood?
-Con argumento adecuado a mis posibilidades, desde luego.
35.¿Qué director americano le gustaría llevar?
-Sin duda alguna, George Cukor.
36.¿Cuál es la figura más simpática que trató en Hollywood?
-El pobre Gary Cooper, que en paz descanse. Yo le admiraba desde pequeña y al tenerlo de carne y hueso en “Veracruz”, de pareja, no me desilusionó como suele ocurrir generalmente.
37.¿Cuál la menos simpática?
-¿Para qué la voy a atacar?
38.Nómbreme a una actriz española que, convenientemente aprovechada, pueda convertirse el día de mañana en una gran estrella.
-Nuria Torray. Creo que es una gran realidad ya.
39.Nómbreme ahora a una estrella española desaprovechada por nuestro cine.
-Perdóneme. Esta pregunta no se la voy a contestar.
40.Cíteme el peor momento de su vida artística.
-Los meses posteriores a la realización de “Locura de amor”. Cuando, enferma, pensé que todo había terminado para mí.
41.Ahora, el mejor.
-La acogida de Madrid cuando, en junio de 1958, regresé de EE.UU. para asistir a una sesión de “La violetera”. Más: la presentación de “Carmen” en Barcelona. Más: el debut en Buenos Aires.
42.Siendo estrella, ¿qué es lo más difícil en la profesión?
-.Mantenerse.
43.¿Y lo más fácil?
-Creer que el éxito jamás nos abandonará.
44.¿Cuántos títulos suele ver por mes?
-Por término medio, de ocho a diez.
45.¿Cuántas obras de teatro?
-Pocas, aunque me fascina el teatro.
46.¿Piensa hacerlo alguna vez entre nosotros?
-Esa es una de mis mayores ilusiones. Veremos.
47.¿Cuándo se casará?
-En 1964. Pero de veras que todavía no hemos decidido la fecha exacta.
48.¿Me cita las virtudes y los defectos de su futuro?
-Los defectos no se los he encontrado todavía. Su mayor virtud, a mi juicio, estriba en que Chente es un hombre. Lo cual en estos tiempos, no es tan fácil de encontrar.
49.¿Eligió ya el tema de su próxima película?
-Falta el guón definitivo, pero se rodará en Japón. Y a continuación, en Italia, otra sobre la vida de Claretta Petacci.
50.¿Cree usted que María Antonia Abad conoce a fondo a Sarita Montiel?
-Resulta difícil conocerse a sí misma.
51.Después de leer sus declaraciones, ¿cree que los lectores de FOTOGRAMAS podrán saber algo de la verdadera Sara Montiel?
-Bueno… Al menos yo intenté responder sinceramente.
52.Sarita, aproveche y dígales algo desde aquí a sus enemigos.
-“Respeto honradamente vuestra postura”.
53.Ahora, a sus “hinchas” y amigos.
-“Gracias. Os debo lo que soy”.


Preguntas: JORGE FIESTAS
Fotos: F. GALLÉS Y SIMÓN LÓPEZ


LA FOTO CCXXXIV


La diva en su film "Samba"

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