viernes, 20 de julio de 2012

CINE AVANCE - 5 de Marzo de 1963 - México

Agradecemos a Francisco Repetto el envío de esta revista.

Según costumbre de la época la diva sólo aparece en la portada de esta revista mexicana.


EL RECORTE LXXIV
'La Bella Lola', como todas las películas de Sara, llevaron a la actriz a ocupar portadas y artículos en revistas de todo el mundo. En este caso es la revista portuguesa PLATEIA, la que el 10 de Diciembre de 1962, incluye una entrevista a la actriz con motivo del próximo estreno de la película en este país. Además la actriz aclara la polémica sobre su próxima gira internacional, que dicen, comenzará en Angola...


SARITA MONTIEL
esclarece:
“NADA SEI DESSA MINHA ANUNCIADA DISGRESSAO MUNDIAL A COMECAR EM ANGOLA E QUE ESTOU PRESTES A INICIAR”


A chegada à capital da Catalunha da mais internacional das espanholas, obedeceu a duas razoes concretas: a primeira asistir à estreia do seu último filme ‘La Bella Lola’; e a segunda, cantar pela primera vez em público, contribuindo com a receita da sua parte no espectáculo, a favor dos sinistrados das recentes inundacoes que assolaram varios pontos da regiao de Barcelona.
Sarita Montiel recebe o jornalista no salao amplo e confortável que ocupa no hotel. Um olhar em redor, e sobressaem as flores das mais diversas procedências. Flores de gente abastada e de gente simples. Flores deste povo español que tanto acarinha a sua ESTRELA.
Na intimidade Sarita é uma mulher simples. Veste um ‘pull-over’ verde, uma saia plissada, meias e sapatos de meio salto, o rosto sem ‘maquilhagem’, sem sinais de productos de beleza. Nem sequer, nos lábios, o leve toque de um baton. Um penteado extremamente fácil remata o aspecto singelo, mas elegante da estrela.
Sem perda de tempo –e depois de uma aviso à telefonista do hotel para que deixe o aparelho em paz- Sarita acede a responder às nossas perguntas.
-Já terminou ‘La Reina del Chantercler’?
-Sim, acabei-a agora em Madrid, antes de vir para Barcelona.
-Neste filme volta a ser a mesma de sempre?
-Sim, mais ou menos… Interpreto a Bella Chelito, vivendo a sua vida como julgo que ela a viveu. 

-Como se sente com a estreia de ‘La Bella Lola’ anunciada para amanha?
-Sinto-me perfeitamente, mas como vou cantar pela primeira vez em público, ainda acabo por ficar nervosa como uma colegial que fosse ser examinada por catedráticos graves e bigodudos… Mas de uma coisa estou certa: darei o máximo de mim mesma.
-Fala-se em que vai fazer uma digressao mundial a comecar por Angola…
-Nao posso senao asombrar-me com um boato infundado que nao imagino donde vem nem de quem possa ter partido. Devo dizer que nao tenho a menor ideia sobre tal digressao. Enfim, nao fui consultada e oficialmente nada sei.
-Qual é o maior defeito de Sara Montiel?
-Nao sei se é justo chamar-lhe defeito, mas nao gosto de ser tímida…
-Existe verdadeiramente alguma coisa de que tenha medo?
-Medo, nao. Tenho verdadeiro pánico à escuridao. Talvez porque quando era crianca me assustavam, para que nao fizesse maldades, dizendo-me que me mandariam para o quarto escuro dos ratos.
-Chegaram-lhe a aplicar-lhe ese castigo?
-Sim, mas poucas vezes…
-Nao tem medo dos ratos?
-É cuioso, mas nao me assustam… Acho-os até uns bichinhos simpáticos, vendo-os à luz do dia… Na escuridao, aterram-me… Se nao os vejo e só pressinto a sua presenca, dao-me a sensacao de que vêm contra mim elefantes furiosos.
-Que passatempos preferidos tem?
-A pintura apaixona-me… Admiro os grandes Mestres e… nos momentos libres que a mina profissao me consente, gosto de ‘sujar’ telas…
-Quantos quadros já pintou?
-Nao muitos… Mas já fi zuma exposicao na mina casa de Madrid para os amigos…
-E que disseram dos seus quadros?
-Dividiram-se as opinioes…
-Quantas horas dorme quando nao tem filmagens?
-Todas as que posso… Dez ou doze…
-E quando trabalha?
-Poucas… Seis ou sete apenas.



-Qual é o seu actor preferido?
-Já morreu, mas há-de ser sempre o meu ídolo –Gary Cooper, com quem interpretei ‘Vera Cruz’ e de quem guardo uma recodacao maravilhosa como actor e como companheiro.
-Porque razao os seus filmes têm sempre como ambiente épocas passadas?
-Eu nao sei… Ao que parece, ese facto deu origen ao boato de que só uso vestidos compridos porque tenho as pernas tortas… Ora, faca favor de ver, e de dizer a verdade na sua entrevista…
-Sim, estou a ver e acho-as perfeitas sob todos os aspectos… Mas diga-me: qual é o seu cantor favorito?
-Victorio de Los Angeles… É a voz mais maravilhosa que ouvi na mina vida. É simplesmente sensacional.
-Em crianca era boa estudante?
-Oh, nao, fui muito má para estudar…
-Se o cinema fosse um curso, até onde teria chegado?
-Nao imagino.
-Que género de perfumes usa?
-Nenhum género…
-Que utiliza para ficar tao bonita?
-Agua fresca e sabao, mais nada.

DOIS DIAS MAIS TARDE (AO TELEFONE)



-Por favor, a ‘señorita’ Montiel.
-Um momento, vou ligar…
-‘¿Dígame?’
-Boa noite, sou Fernando Morer Alcântara.
-Encantada, Sr. Alcântara.
-Telefono-lhe sòmete para a felicitar pelo seu éxito pessoal e pelo seu filme.
-‘Muchas gracias, muy amable’. Quer que lhe diga uma coisa?
-Sim, por favor.
-Tinha a certeza de que me telefonaria.
-Pode saber-se porquê?
-Uma ‘corazonada’. E como vê nao faltou…
-Quando parte, Sara?
-Esta mesma noite.
-Desejo-lhe entao uma feliz viagem.
-Obrigado, Fernando. Ver-nos-emos em breve. Voltarei para fazer dois filmes em Barcelona.
-Adeus, Sara, e felicidades.
-Obrigado. Êxitos.
-Desliguei o telefone com certo nervosismo. Saí da cabina como um autómato. Diante de um cálice de conhaque pensei quanto agradável é a vida de um jornalista. E com esta ideia regressei a casa. Lamento nao poder contá-la aos meus leitores, mas os segredos do coracao nao se revelam…


FERNANDO MORRER ALCÂNTARA
Fotos: JOSÉ ENRIQUE PUENTE


LA FOTO LXXIV

CELEBRANDO LOS 50 AÑOS DE 'LA BELLA LOLA'





No hay comentarios:

Publicar un comentario